Como escolher o produto ideal para vender?

como-escolher-o-produto-ideal-para-vender

Como escolher o produto ideal para vender?

Abrir uma loja virtual é uma ótima opção de negócio, isso é fato. A dúvida é: como escolher o produto ideal para vender?

Antes de começar a fazer um planejamento estratégico para desenvolver um negócio baseado em e-commerce, é preciso definir qual ou quais produtos você irá vender na sua loja virtual.

Para ajudar nessa missão, colocamos neste texto alguns fatores que devem ser analisados para tomar a melhor decisão.

O que avaliar na escolha do produto?

Primeiro veja se você se sente à vontade vendendo o produto. Além de analisar se é um item que vai ter bastante procura, é preciso se imaginar realizando vendas desse produto.

Quando não nos sentimos confortáveis em relação a algo, a nossa tendência é desanimar com o tempo. Então, é melhor trabalhar com alguma coisa de que você goste muito.

Depois, deve-se pesquisar sobre o produto para ver se é alguma moda passageira ou se há grandes chances de demanda contínua. Cuidado com as febres, geralmente esse tipo de produto tem um estouro de curto prazo nas vendas, mas não vingam a longo prazo.

Para compreender a demanda, é preciso ver se o produto tem muita procura na internet. Para isso existem duas ferramentas fantásticas, o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords e o Google Trends, ambas gratuitas e fáceis de usar.

Outra ótima maneira de ver se um produto vende bem na internet é fazer uma busca no Mercado Livre. A variedade de produtos dessa grande plataforma de anúncios, e o seu número elevado de usuários, a tornam um bom indicativo de demanda de produtos pelo sistema de comércio eletrônico.

Após todas essas análises, é hora de pesquisar sobre a concorrência. Dois fatores são importantes nesse momento: a quantidade de concorrentes diretos e indiretos e o preço praticado por eles.

Se o produto for vendido por um grande número de empresas e se o preço cobrado ao consumidor está muito baixo, há que se começar novamente o processo de escolher o produto ideal para vender.

Caso esteja tudo ok até aqui, o próximo passo é listar todos os possíveis fornecedores, pesquisando na internet, pedindo indicações para outros profissionais e visitando atacados físicos.

Veja se há empresas que forneçam o produto que você pretende vender com preço compatível, frete acessível e que sejam confiáveis.

É importante saber, também, se há uma boa quantidade de fornecedores, porque é provável que, em algum momento, uma ou outra empresa não poderá vender para você os produtos de que precisa para colocar na sua loja virtual. Então, por segurança, é bom ter uma lista de empresas fornecedoras preferidas e possíveis substitutas.

Saber como escolher o produto ideal para vender na internet e fazer um planejamento para a sua loja virtual são as chaves iniciais para ter sucesso no comércio eletrônico.

Aproveite as oportunidades da internet e comece a faturar com vendas online, continue aqui conosco que logo virão mais dicas para ajudar você a ter muito sucesso no seu negócio.