Como fazer um planejamento para minha loja virtual?

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Como fazer um planejamento para minha loja virtual?

Decidiu começar um negócio em e-commerce ou já iniciou sua loja virtual, mas não sabe se está no caminho certo? Então é bem provável que você esteja pensando: como fazer um planejamento para minha loja virtual?

Traçar estratégias, conjuntamente com planos de ação, é o primeiro passo a ser dado após tomar a decisão de trabalhar com comércio eletrônico e escolher os tipos de produtos que serão vendidos. E, para boa parte dos empreendedores, fazer o planejamento adequado é a etapa mais difícil de todas.

Para ajudar nessa fase essencial do seu negócio, preparamos este artigo com as orientações mais importantes para você fazer um planejamento para a sua loja virtual.

Passo a passo do planejamento

1. Definição de objetivos e metas
Após a escolha da área de atuação e dos produtos a serem vendidos, é preciso estabelecer objetivos gerais, específicos e metas quantificáveis.

Pense no que você quer, no que precisa e trace planos possíveis de serem alcançados. Defina quanto você deseja vender por mês e por ano e o que pretende para o futuro.

2. Análise do ambiente externo
O segundo passo do planejamento deve ser a análise de 2 fatores externos: momento do mercado e concorrência.
Pesquisar como está o mercado na sua área de atuação é fundamental, é preciso verificar se há demanda pelos seus produtos, se ela é sazonal ou acontece durante o ano todo e como se comporta o seu público-alvo.

Outro ponto importante é analisar o que a concorrência oferece aos seus clientes e quais as estratégias utilizadas. É conveniente se diferenciar dos concorrentes, mas também aprender com eles o que está dando certo, adaptando as ações para o seu negócio.

3. Escolha das ferramentas de trabalho
Nesse passo, você deve fazer um planejamento para a sua loja virtual no que diz respeito aos itens a seguir:

• Plataforma de e-commerce
• Sistemas de pagamento
• Integração com sistemas de vendas e distribuição
• Espaço físico para estoque e funcionários
• Planilhas de controle financeiro
• Ferramentas operacionais

Cada um deles deve ser bem pesquisado e pensado para o seu próprio negócio, mesmo que você pegue indicações com outros profissionais, verifique se as ferramentas escolhidas se encaixam no seu modo de trabalhar.

4. Planejamento de marketing
Essa fase é de extrema importância, porque a realização das vendas e o alcance das suas metas depende da correta aplicação das estratégias de marketing.

Para realizar esse tipo de planejamento é necessário ter a exata definição do seu público-alvo. A partir disso, você pode usar diversas ferramentas e maneiras de alcançar os seus futuros compradores, como:

• E-mail marketing
• Anúncios no Google e Facebook
• Marketing de conteúdo
• Inclusão dos produtos em marketplaces

Agora que você já teve a pergunta “ como fazer um planejamento para minha loja virtual? ” respondida, é hora de começar a se planejar para vender muito e conquistar cada vez mais clientes.

Ajuste o seu planejamento sempre que necessário para aumentar os resultados do seu comércio eletrônico e mãos à obra!